domingo, 12 de fevereiro de 2017

Tour Cívico Clássico

Esse passeio Tradicional vai te levar aos principais pontos turísticos de Brasília, ao longo do Eixo monumental. Faremos paradas programadas  visitações somente externas de alguns locais e outras com possibilidade de visitação interna. O passeio dura em média 3 horas e meia.

O que veremos neste passeio?

Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha 
Após a reforma para a Copa do Mundo FIFA 2014, a capacidade do estádio foi aumentada para 72.788 pessoas, tornando-se o segundo maior estádio do Brasil, atrás do Maracanã (RJ). Parada na área externa para fotos.


Memorial JK 
Inaugurado em 12 de setembro de 1981, projetado por Oscar Niemeye e dedicado ao ex-presidente brasileiro Juscelino Kubitschek fundador da cidade de Brasília. No local, está depositado os restos mortais de JK (na câmara mortuária, O memorial também abriga acervo com diversos pertences do presidente, como sua biblioteca pessoal, e fotos tanto dele como de sua esposa Sarah. A parte externa conta com uma estátua de Juscelino, suspensa sobre a cidade que criou em pleno Cerrado. 
Parada para fotos, visitação externa e, se de interesse do turista, visitação interna a ser paga no local*. 
Observações: Fechado as Segundas-feiras, Horário: das 9h as 18h. *Valor de entrada não incluído no passeio (R$ 10,00 - Crianças até 8 anos não pagam. Estudantes e pessoas acima de 65 anos têm direito à meia entrada).


Quartel General do Exército
É um conjunto de edifícios de linhas sóbrias projetado por Oscar Niemeyer e com projeto paisagístico de Burle Marx.Complementado pelo palanque monumental, conhecido como Cúpula da Espada de Caxias e pela praça do Cristais, belíssima praça com um conjunto de esculturas de pedra em forma de cristais. Paradas para fotos e visitação externa da Cúpula e da Praça.

Torre de Televisão - Torre de TV
Com uma vista panorâmica do Eixo Monumental, a torre foi projetada por Lúcio Costa como uma referência a Torre Eiffel (em Paris) e inaugurada em 1967. É a quarta estrutura mais alta do Brasil, possui 224 metros de altura com o mirante localizado a 75 metros, a subida é feita através de elevadores gratuitos.  Parada para visitação ao mirante com vista panorâmica. 


Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida
Muito conhecida como Catedral de Brasília foi projetada por Oscar Niemeyer, sua planta é circular com seus 16 pilares curvos unidos no topo. Inaugurada em 1970 tem um expressivo acervo de obras, na praça que antecede o templo encontram-se quatro esculturas em bronze com três metros de altura, representando os evangelistas; as esculturas foram realizadas com o auxílio do escultor Dante Croce, em 1968. No interior da nave, estão as esculturas de três anjos, suspensos por cabos de aço, a maior chega a 300 kg. As esculturas são de Alfredo Ceschiatti, com a colaboração de Dante Croce. 
Horário : Diariamente, das 8h às 18h. Parada para fotos e visitação interna


Esplanada dos Ministérios 
Um enorme gramado se destaca entre os 17 edifícios idênticos(exceção do Ministério da Justiça e Relações exteriores), são construções uniformes onde estão abrigados os Ministérios do Poder Executivo. Vista de dentro do veículo, sem parada.   

Congresso Nacional
Em 1960, houve a transferência do Congresso Nacional para Brasília que opera no Palácio Nereu Ramos. Como a maioria das construções oficiais da Capital, foi projetado por Niemeyer. A semi esfera a esquerda é o assento do Senado Federal, e a direita é o assento da Câmara dos Deputados. Entre as duas cúpulas há as duas torres (que formam o H). A sua frente o grande gramado e os espelhos d`águas sempre vistos na mídia, ao fundo está a praça dos Três poderes. Em 2007 a estrutura arquitetônica foi tombado pelo Iphan. Parada para fotos, visitação externa e também poderá ser realizada visita interna às casas. A visita interna é guiada e gratuita, realizada pela equipe do Senado Federal com duração de aproximadamente 1 hora (não contabilizada na estimativa inicial do passeio).
Palácio do Itamaraty
Sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, é uma das obras mais conhecidas de Niemeyer. O prédio possui a fachada em arcos e painéis decorativos de vários artistas, como Athos Bulcão.O prédio é rodeado por um espelho d'água que serve de cenário para a famosa escultura O Meteoro, de Bruno Giorgi. Parada para fotos, e visitação externa.

Palácio da Justiça 
Sede do Ministério da Justiça – Famoso por ter um enorme conjunto de pilares e cascatas artificiais. Parada para fotos e visitação externa.

Praça dos Três Poderes
Localizada no extremo leste do Plano Piloto, a praça dos Três Poderes é um espaço aberto longe das tradicionais praças, não possui árvores. O amplo espaço abriga os prédios representativos dos poderes em posições que estes não se sobressaem um diante o outro, em observância ao princípio de que os poderes são harmônicos e independentes e, portanto, tem o mesmo peso. Parada para fotos e visitação externa com destaque para os seguintes locais:

  • Supremo Tribunal Federal, sede do Poder Judiciário, e a escultura "A Justiça" (de Alfredo Ceschiatti).
  • A escultura "Os Guerreiros", de Bruno Giorgi (mais conhecida como "Os Candangos"), considerado um símbolo de Brasília.
  • A Pira da Pátria e o Marco Brasília, em homenagem ao ato da Unesco que considerou a cidade Patrimônio Cultural da Humanidade. 
  • O Panteão da Pátria, construído em homenagem ao presidente Tancredo Neves. Sua forma sugere a imagem de uma pomba.  
  • O Espaço Lúcio Costa, situado sob o piso da praça, mostra uma maquete de Brasília, com 179 metros quadrados.(Visitação interna)
  • o Mastro da Bandeira, um monumento de autoria de Sérgio Bernardes de cem metros de altura. Segundo o Livro Guinness dos Recordes, esta é a maior bandeira hasteada do mundo medindo, 286 m2. Ela é substituída todo primeiro domingo de cada mês em cerimônia solene. 
  • Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo do Brasil. 

Ponte JK
Um dos cartões postais de Brasília foi inaugurada em 2002. Projetada pelo arquiteto Alexandre Chan, seus três monumentais arcos de aço cruzam diagonalmente o tabuleiro num movimento que lembra o de uma pedra quicando no espelho d’água. Vista panorâmica, de dentro do veículo e parada para fotos.


Preço por Pessoa - R$ 80,00 (seguindo as instruções apresentadas nas informações sobre o Tour)

 Informações e reservas: contato@turista.tips
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário